Navigation

Ano novo Judaico: Blog Mundo Commaosdeseda

   Fiz essa postagem nesta mesma data do ano Judaico, a um ano atras, mas diferentemente do ano passado esse ano esta é comemorada não no dia 02 de outubro e sim no dia 20 de setembro, devido a diferença de calendários culturais entre o calendário solar "ocidental" e lunar "judaico".
Mas que data é essa? 
   É Rosh Hashaná, o aniversário do universo, o dia em que D'us criou Adam e Eva, e é celebrado como o mais importante do ano judaico. Claro que datas são sempre convenções humanas para marca algo a ser sabido ou comemorado, o que não tira sua importancia cultural. O que devemos fazer é comemorar! e vamos a mais detalhes a baixo da imagem.



FELIZ 5778!!!  Mas como se diz? QUE TENHAM UM ANO DOCE E BOM
20 de Setembro de 2017
  Consideremos uma data estimada ao primeiro dia do mundo, não aquele que muitas interpretações dizem ser  6/7mil anos atrás, e sim um marco a qual começou-se a se comemorar esse primeiro dia, ou uma data dada na escrita de um bom escritor.
   De acordo com a tradição judaica o mundo foi criado no mês de Tishrei, para o ocidente por seguir o calendário solar varia entre (setembro/outubro).
    Mesmo sendo ele o sétimo mês do ano lunar "Assunto matemático para outro artigo", ele "o mês Tishrei" é o primeiro mês do mundo pois nele o ciclo anual lunar inicia.
    Cálculos estranhos não! Mas na antiguidade o passar dos anos não eram contados como o calendário que temos hoje (Informações aqui). Em muitos povos os anos tinham menos meses, o que depois passou a ser adicionado muitos dias,  (veja aqui) até termos hoje um ano com 365 dias, e em muitas civilizações o calendário não era regido pelo sol e sim pela Lua.

    Por ser uma civilização antiga que perdura até hoje, o povo hebreu "os judeus e seus descendentes"  permaneceram originais ao seu calendário lunar entre outras coisas, tanto fora de israel como dentro dele.
    Para que toda essa enrolação "Risos..."? Não é enrolação e sim uma introdução para te falar que o ano novo Judaico esta chegando, ou seja o Rosh Hashaná esta chegando.
Na passagem do Ano novo/ Rosh Hashaná os judeus tem o costume de:
   Tocamos o shofar todos os dias; "O que para muitos são trombetas, mas são chifres de carneiro"
   Comemos frutas com mel; "Para termos um ano cheio de docura, coisas boas!"
   Fazemos receitas especiais; "Cada festa tem alimentos especifico a suas simbologias!"
   Fazer leituras tradicionais; "Trechos das escrituras hebraicas "
  Depois de virar o Ano cumprimentamos "Leshaná Tová Ticatêv Vetechatêm" (que sejas inscrito e selado para um ano bom)
  Anulamos nossas promessas do ano não cumpridas "Dentro da jurisprudência (Link aqui)" e esse é o momento ideal de se refazer as que não pode fazer no ano anterior
   E preparação para o Iom Kipur "Dia do perdão" que é 10 dias depois!

   Apesar do dia de introspecção "o Iom Kipur" que é 10 dias depois, o Rosh Hashaná é uma festança, mas não se engane em achar que o iom kipur é considerado um dia triste porque não é!

Então amigos Shaná tová umetuka! Que tenham um ano novo doce e bom!


Share
Share

Post A Comment:

0 comments: